Objetivo
Prover o entendimento sobre conceitos,
processos e necessidades relacionados à utilização da informação de forma
estratégica nas organizações. Apresentar técnicas existentes, e realizar
debates e exercícios práticos em sala de aula para facilitar a compreensão
Resultados Esperados
Desenvolvimento
da visão sobre a importância e o conhecimento sobre as técnicas e processos utilizados para utilização das informações a partir de
mecanismos de suporte à decisão.
Dado, informação, conhecimento como parte do processo tomada de decisão.
Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação e seu papel na gestão estratégica da informação.
Sistemas de apoio à decisão, definições e aplicabilidade.
Business Inteligence, CRM, ERP o que são e quando utilizar;
Dado, informação, conhecimento como parte do processo tomada de decisão.
Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação e seu papel na gestão estratégica da informação.
Sistemas de apoio à decisão, definições e aplicabilidade.
Business Inteligence, CRM, ERP o que são e quando utilizar;
Valor da informação
base da competição, do conhecimento e do processo de tomada de decisões;
Um dos principais recursos da empresa;
Deve ser gerenciada da mesma forma que os recursos tradicionais (finanças, materiais, pessoas, etc.);
É a essência do controle
Como obter a informação?
Registrando dados relacionados aos fatos, processos e atividades da empresa;
Como saber quais dados devem ser registrados e armazenados
Classificação do Conhecimento
Cientifico: obtido por meio de métodos e processos, baseia-se na racionalidade e eventos passíveis de comprovação, e é o principal meio para investigação;
Filosófico: resultado da reflexão e aborda questões imensuráveis;
Intuitivo: baseado em fatores subjetivos e na percepção dos indivíduos;
Popular: ocorre pela experimentação, e é transmitido por meio das gerações;
Teológico: baseado na fé e crença inquestionável de Deus, e tem os dogmas assumidos como verdades absolutas;
Tipos de Conhecimento:
Explícito: conjunto de informações expostas em algum suporte (livros, documento etc.) e que caracteriza o saber disponível sobre um tema específico;
Ex. Cálculo da Velocidade, conhecendo a distância e o tempo. V=D;T;
Tácito:acúmulo de saber prático sobre um determinado assunto, que agrega convicções, crenças, sentimentos, emoções e outros fatores ligados à experiência e à personalidade de quem o detém
Ex. Dirigir uma bicicleta;
Estratégico:é a combinação de conhecimento explícito e tácito formado a partir das informações estratégicas e de informações de acompanhamento, agregando-se o conhecimento de especialistas;
Gestão da Informação e do Conhecimento
Objetivo:
Busca promover melhoria constante nos
processos de negócio da organização; base da competição, do conhecimento e do processo de tomada de decisões;
Um dos principais recursos da empresa;
Deve ser gerenciada da mesma forma que os recursos tradicionais (finanças, materiais, pessoas, etc.);
É a essência do controle
Como obter a informação?
Registrando dados relacionados aos fatos, processos e atividades da empresa;
Como saber quais dados devem ser registrados e armazenados
Classificação do Conhecimento
Cientifico: obtido por meio de métodos e processos, baseia-se na racionalidade e eventos passíveis de comprovação, e é o principal meio para investigação;
Filosófico: resultado da reflexão e aborda questões imensuráveis;
Intuitivo: baseado em fatores subjetivos e na percepção dos indivíduos;
Popular: ocorre pela experimentação, e é transmitido por meio das gerações;
Teológico: baseado na fé e crença inquestionável de Deus, e tem os dogmas assumidos como verdades absolutas;
Tipos de Conhecimento:
Explícito: conjunto de informações expostas em algum suporte (livros, documento etc.) e que caracteriza o saber disponível sobre um tema específico;
Ex. Cálculo da Velocidade, conhecendo a distância e o tempo. V=D;T;
Tácito:acúmulo de saber prático sobre um determinado assunto, que agrega convicções, crenças, sentimentos, emoções e outros fatores ligados à experiência e à personalidade de quem o detém
Ex. Dirigir uma bicicleta;
Estratégico:é a combinação de conhecimento explícito e tácito formado a partir das informações estratégicas e de informações de acompanhamento, agregando-se o conhecimento de especialistas;
Gestão da Informação e do Conhecimento
Objetivo:
A gestão de conhecimento é construída sobre a implementação de metodologias e sistemas de gerenciamento de processos;
Bases de conhecimento bem estruturadas e de fácil acesso auxiliam a rastrear facilmente mudanças e problemas quando ocorrem;
Tecnologia da Informação
É peça fundamental quando trata-se de competitividade, e concorrência no mercado;
Tem grande influência em mudanças culturais e comportamentais dentro das organizações, por facilitar um direcionamento mais assertivo no processo de estratégia.
Efeitos da TI sobre a organização:
Monitoramento e Controle;
Redução da dependência das pessoas;
Distribuição do poder e a informação
Enriquecimento da comunicação;
Nenhum comentário:
Postar um comentário