quinta-feira, 29 de agosto de 2013

JavaScript não é Java!



JavaScript não é Java. apesar dos nomes bem parecidos, são duas técnicas irmãs que tem semelhanças e diferenças.  Era chamada de LiveScript, que foi criado pela Netscap. Após esta colaboração da Sun Microsystems, que desenvolveu umas aplicações para a Internet, como talvez a linguagem mais poderosa da rede, o Java, podemos dizer que o JavaScript é uma linguagem compatível com a linguagem Java, por esta razão, a semelhança dos nomes “JavaScript”.
A Java é uma linguagem de programação. JavaScript é uma linguagem de hiper-texto. A diferença é que você realmente pode criar programas em Java. Mas muitas vezes você precisa apenas criar um efeito bonito sem ter que se incomodar com programação. A solução então é JavaScript pois é fácil de entender e usar. Podemos dizer que JavaScript é mais uma extensão do HTML do que uma linguagem de programação propriamente dita. O primeiro browser a suportar JavaScript foi o Netscape Navigator 2.0.
É uma ferramenta que auxilia na criação de Homes-Pages, as funções escritas em JavaScript podem ser embutidas dentro de seu documento HTML, possibilitando o incremento das funcionalidades do seu documento HTML com elementos interessantes, facilmente a eventos iniciados pelo usuário, incluir efeitos que tornem sua página dinâmica. JavaScript é uma linguagem baseada na linguagem Java. Com isto, o JavaScript suporta a maior parte das sintaxes e comandos da linguagem Java.
A linguagem Java é usada na criação de objetos e os chamados Applets (aplicativos que são executados em uma página da Internet). Já a linguagem JavaScript, é usada normalmente pelos programadores que fazem uso da linguagem HTML para controlar dinamicamente o comportamento de objetos nas páginas.

À única limitação da linguagem JavaScript é que ela suporta poucos tipos de dados, e implementa apenas alguns conceitos de orientação a objetos, ao contrário da linguagem Java.

Nenhum comentário:

Postar um comentário