sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Ciclos de vida do ITIL® V3


Como muitos sabem em ITIL® V3 é aplicado o conceito de ciclos de vida, foi reestruturada a biblioteca de ITIL® V2 para uma melhor aplicação das boas praticas nas organizações.


Vamos definir aqui os objetivos que cada ciclo de vida aborda.

Estratégia de Serviço.

Em estratégia de serviço busca-se transformar o Gerenciamento de Serviços em Ativos Estratégicos para atender aos objetivos estratégicos da empresa, ou seja, neste ciclo de vida busca-se analisar as informações que a empresa recebe, para que possa realizar uma estratégia baseada nestas informações.

Desenho de Serviço.

Em desenho de serviço busca-se orientar a concepção dos Serviços de TI para garantir a qualidade do serviço, a satisfação do cliente e a relação custo e beneficio na prestação de serviço, neste caso busca-se analisar a capacidade, disponibilidade, segurança entre outros, ou seja, neste caso você ira analisar boa parte dos recursos da TI, como fornecedor, a capacidade que pode ser entregue ao cliente, a segurança que pode ser implantada na organização entre outros, neste caso se desenha quais os “objetivos” que se pretende alcançar, de que forma pode ser adquirido e com quais recursos de software, hardware e pessoas.

Transição de Serviço.

Em transição de serviço busca-se orientar o desenvolvimento de recursos para a implementação de serviços novos ou modificados na operação de TI, busca-se também garantir que os objetivos definidos em Estratégia de Serviço e planejados no Desenho de Serviço podem e devem ser realizada nos serviços m operação para controlar e diminuir riscos de problemas ou interrupções no serviço, ou seja, neste caso a Transição torna-se responsável pelo acompanhamento de todas as atividades que a TI está exercendo para entregar os serviços com qualidade e sem maiores problemas, mesmo durante a execução quando após o serviço já estiver implantado.

Operação de Serviço.

Em operação de serviço busca-se orientar sobre como alcançar a eficácia e eficiência na entrega e suporte dos serviços para garantir o valor esperado pelo cliente e o atendimento dos objetivos estratégicos da empresa, ou seja, neste caso o objetivo é evitar que a solicitação não seja atendida em tempo pré-definido ou que as solicitações sejam esquecidas, neste ciclo de vida busca-se atender as requisições e necessidades encontradas pela empresa contratante do serviço o mais rápido possível e com melhor eficaz.

Melhoria Continuada de Serviço.

Em melhoria continuada de serviço buscam-se identificar os resultados adquiridos após a contratação dos serviços de TI, quais foram os pontos fortes e fracos, o que pode ser melhorado para que traga mais valor ao Negocio, ou seja, neste caso é necessário um levantamento dos outros ciclos de vida para diminuir os problemas e interrupções causados pela utilização de TI, agregando ainda mais valor ao Negocio, sem que isto afete os serviços que já estão em pleno funcionamento.



Ciclo de vida do ITIL

Bom por hoje é isto, espero que este artigo possa agregar um conhecimento básico sobre os ciclos de vida de ITIL® V3, sintam-se a vontade para completar o pensamento sobre os ciclos de vida e tirar suas dúvidas.

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