sexta-feira, 19 de setembro de 2014

5 dicas de como vender para a classe C



O meu grande desafio no mundo do e-commerce é romper o preconceito e estudar os hábitos desses consumidores. Diferentemente das classes A e B, o consumidor da classe C se preocupa muito mais com a praticidade, se o produto que está adquirindo vale o preço.

"O porteiro do meu prédio me deu uma das maiores lições que já tive sobre como o consumidor da classe C  pensa”. Para que ostentar um celular de milhares de reais se um Hi-Phone, além de funcionar bem, permitia usar chips de todas as operadoras e falar com seus parentes e amigos de graça?”Ao me ensinar porque um celular Hi-Phone chinês de quatro chips era muito melhor do que um smartphone top de linha"

Então vamos ao raciocínio preço e ofertas são essenciais, mas não suficientes para atrair e conquistar os consumidores da nova classe média. “O comprador da classe C é desconfiado e valoriza muito o seu dinheiro conquistado com muito esforço e suor, por isso a comunicação e a publicidade devem respeitar essas características.

1) É preciso demonstrar para o consumidor que o produto é o melhor que o dinheiro dele pode comprar, por isso  é importante destacar as características práticas e funcionais nas descrições de produto e fotos.

2) O celular já é o principal meio de acesso à internet, então adapte o site da sua loja para abrir em diversos tipos de telas (responsividade), facilitando o acesso às principais informações. Faça você mesmo o teste: abra o seu site em diversos tipos de smartphones, tablets e celulares e veja se consegue acessar. Se está tendo dificuldades, entre em contato com o desenvolvedor e providencie as mudanças.

3) Destaque o parcelamento facilitado e, por outro lado, o desconto para pagamentos à vista e no boleto para que o consumidor avalie o que traz mais benefícios para ele.

4) Muitos consumidores vão fazer sua primeira compra na internet e podem ter dificuldades, desconfiar da segurança ou mesmo da existência da loja. Tenha os contatos de atendimento sempre bem visíveis em todo o site, de preferência um telefone fixo.

5) A grande maioria dos jovens que passa mais tempo conectada ao Facebook é da classe C. Por isso é importante marcar presença nas redes sociais para ganhar visibilidade.

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